• Equipe Lettre

8 benefícios da leitura e como criar este hábito


Ano novo costuma vir com novas metas, além de trazer a vontade de criar novos hábitos. Então, por que não aproveitar tudo isso para começar a ler ou para melhorar esse hábito? Afinal, a leitura traz inúmeros benefícios (e ressaltaremos alguns aqui), além de ser um hábito muito fácil de incluir em nossas rotinas.


Vamos começar pelos benefícios?

Melhora o funcionamento do cérebro

Assim como o nosso corpo, de maneira geral, precisa de atividade física para se manter saudável, o nosso cérebro precisa de exercícios para ficar cada dia mais forte e se manter são. E a leitura é um tipo de exercício para o nosso cérebro, uma vez que é ele quem processa, armazena e interpreta as informações recebidas através de nossos olhos. E você verá que, de alguma forma, os demais itens desta lista apenas reforçam este primeiro tópico.

Estimula a criatividade

Ao ler uma descrição (de um personagem, de um local, de uma cena), nosso cérebro cria imagens para aquilo que está apenas em palavras. E tenha a certeza: por mais que a descrição seja a mesma, aquilo que você imagina nunca será exatamente como outra pessoa imagina e esse é um dos prazeres mais sublimes que a leitura tem a nos fornecer.

Desenvolve o senso crítico

Ler livros diversos nos apresenta inúmeras realidades, permitindo que nos questionemos sobre ações e acontecimentos cotidianos, analisando com maior discernimento a realidade, além de nos fornecer material para essa análise, nos mostrando, através das histórias, as consequências de determinadas atitudes ou escolhas.

Desperta empatia

Assim como a leitura desenvolve nosso senso crítico por nos apresentar diversas realidades, ela também desperta a nossa empatia, uma vez que, por meio dela, podemos conhecer pessoas e dores que jamais conheceríamos de outra forma e, assim, compreendemos que o mundo (e seus problemas) é muito maior do que poderíamos imaginar.

Reduz o estresse

Apesar de trabalhar com coisas reais, como apontado nos dois últimos itens, a leitura o faz de maneira menos compromissada e mais leve. Além disso, o ato de ler diminui a nossa frequência cardíaca e relaxa os músculos, segundo apontam alguns estudos.

Expande o vocabulário

Durante a leitura, entramos em contato com diversas formas de construir uma mesma frase, além de podermos encontrar palavras que nos eram, até então, desconhecidas. Não é à toa que ler ajuda, também, a melhorar a nossa escrita.

Aumenta a concentração e a memorização

Ler um texto significa compreendê-lo e, para isso, precisamos nos concentrar na informação contida naquelas palavras, para processá-las adequadamente. Além disso, precisamos ir memorizando as informações que vamos obtendo, a fim de uni-las posteriormente.

Amplia horizontes

Dizem que ler é viajar sem sair do lugar e nós não poderíamos estar mais de acordo. Um simples livro é capaz de te levar para o outro lado do mundo, para uma cultura totalmente diversa e até mesmo para tempos distantes do nosso hoje.

E agora que já te demos oito motivos para começar a ler, levantamos a questão: mas como criar este hábito?

Calma, também temos algumas sugestões para te ajudar nisso!

Em primeiro lugar, é preciso entender que hábitos não se criam da noite para o dia, isto é, você precisará de um pouco de persistência e, quando menos esperar, aquilo já estará incorporado à sua rotina. Veja como é simples:

Encontre um tempo e separe-o para isso

Sim, a primeira coisa que você precisa para começar a ler é separar um tempo do seu dia para isso. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser muita coisa: 10 minutos já são capazes de fazer uma enorme diferença.

Estabeleça pequenos objetivos

Não adianta nada começar a ler e querer, logo de cara, dar conta de um livro de 300 páginas em 2 dias. Isso não funcionará e você irá se frustrar. Que tal ir aos poucos e com metas palpáveis? Ah, e uma coisa importante: celebre as suas conquistas!

Descubra o que você gosta de ler

Sim! Existem muitas histórias por aí e você não precisa gostar de todas elas. Talvez o processo de descobrir o que você gosta de ler e encontrar a leitura ideal seja um pouco demorado, mas não desista. Peça indicações para amigos, pense no que você gosta de assistir ou mesmo ouvir. E é muito importante que você não insista em uma leitura que está odiando, pois isso só irá te afastar deste hábito.

Preste atenção ao detalhes

Ainda no campo da escolha do livro, é importante que você leve em consideração alguns aspectos para além do gênero: o tamanho (não apenas do livro, mas dos capítulos e também dos parágrafos, pois você pode não estar acostumado a manter o foco por muito tempo) e o tipo de narrador (algumas pessoas preferem livros em primeira pessoa; outros em terceira; e para algumas pessoas tanto faz).

Tenha sempre um livro por perto

Sabe aqueles cinco minutinhos que você está numa fila ou numa sala de espera ou então o tempo que você leva se deslocando (de transporte público) de um lugar a outro? São ótimos momentos para ler alguns parágrafos!

Saiba que todo mundo é um leitor em potencial

Sim, não existe essa desculpa de “ah, eu não sirvo para ler”. Todos nós gostamos de histórias e temos potencial para nos tornarmos leitores. Então acredite mais em si! E também nunca é tarde para começar. Ninguém é velho demais para criar um novo hábito, principalmente um com tantos benefícios.


E aí, vamos começar a ler?

Assine nossa newsletter 

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

QNM 19 Conjunto H, Lote 20
Ceilândia Sul - DF - CEP:72215-198

Telefone: (61) 9 8127-1602

(11) 9 9269-9597

E-mail SAC: editoralettre@gmail.com

 

© 2020 by Editora Lettre 

CNPJ: 34.892.350/0001-21