8 benefícios da leitura e como criar este hábito


Ano novo costuma vir com novas metas, além de trazer a vontade de criar novos hábitos. Então, por que não aproveitar tudo isso para começar a ler ou para melhorar esse hábito? Afinal, a leitura traz inúmeros benefícios (e ressaltaremos alguns aqui), além de ser um hábito muito fácil de incluir em nossas rotinas.


Vamos começar pelos benefícios?

Melhora o funcionamento do cérebro

Assim como o nosso corpo, de maneira geral, precisa de atividade física para se manter saudável, o nosso cérebro precisa de exercícios para ficar cada dia mais forte e se manter são. E a leitura é um tipo de exercício para o nosso cérebro, uma vez que é ele quem processa, armazena e interpreta as informações recebidas através de nossos olhos. E você verá que, de alguma forma, os demais itens desta lista apenas reforçam este primeiro tópico.

Estimula a criatividade

Ao ler uma descrição (de um personagem, de um local, de uma cena), nosso cérebro cria imagens para aquilo que está apenas em palavras. E tenha a certeza: por mais que a descrição seja a mesma, aquilo que você imagina nunca será exatamente como outra pessoa imagina e esse é um dos prazeres mais sublimes que a leitura tem a nos fornecer.

Desenvolve o senso crítico

Ler livros diversos nos apresenta inúmeras realidades, permitindo que nos questionemos sobre ações e acontecimentos cotidianos, analisando com maior discernimento a realidade, além de nos fornecer material para essa análise, nos mostrando, através das histórias, as consequências de determinadas atitudes ou escolhas.

Desperta empatia

Assim como a leitura desenvolve nosso senso crítico por nos apresentar diversas realidades, ela também desperta a nossa empatia, uma vez que, por meio dela, podemos conhecer pessoas e dores que jamais conheceríamos de outra forma e, assim, compreendemos que o mundo (e seus problemas) é muito maior do que poderíamos imaginar.

Reduz o estresse

Apesar de trabalhar com coisas reais, como apontado nos dois últimos itens, a leitura o faz de maneira menos compromissada e mais leve. Além disso, o ato de ler diminui a nossa frequência cardíaca e relaxa os músculos, segundo apontam alguns estudos.

Expande o vocabulário

Durante a leitura, entramos em contato com diversas formas de construir uma mesma frase, além de podermos encontrar palavras que nos eram, até então, desconhecidas. Não é à toa que ler ajuda, também, a melhorar a nossa escrita.

Aumenta a concentração e a memorização

Ler um texto significa compreendê-lo e, para isso, precisamos nos concentrar na informação contida naquelas palavras, para processá-las adequadamente. Além disso, precisamos ir memorizando as informações que vamos obtendo, a fim de uni-las posteriormente.

Amplia horizontes

Dizem que ler é viajar sem sair do lugar e nós não poderíamos estar mais de acordo. Um simples livro é capaz de te levar para o outro lado do mundo, para uma cultura totalmente diversa e até mesmo para tempos distantes do nosso hoje.

E agora que já te demos oito motivos para começar a ler, levantamos a questão: mas como criar este hábito?

Calma, também temos algumas sugestões para te ajudar nisso!

Em primeiro lugar, é preciso entender que hábitos não se criam da noite para o dia, isto é, você precisará de um pouco de persistência e, quando menos esperar, aquilo já estará incorporado à sua rotina. Veja como é simples:

Encontre um tempo e separe-o para isso

Sim, a primeira coisa que você precisa para começar a ler é separar um tempo do seu dia para isso. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser muita coisa: 10 minutos já são capazes de fazer uma enorme diferença.

Estabeleça pequenos objetivos