• Equipe Lettre

Como escolhemos nossos parceiros?


Se você fala sobre livros na internet, seja em qual plataforma for (instagram, youtube, twitter, facebook...), provavelmente sabe que este é o período em que muitas editoras abrem inscrições para parceria.

E uma boa parceria deve ser uma via de mão dupla: você lê, resenha e divulga os livros da sua editora parceira, e esta divulga o seu trabalho e, quando possível, te envia mimos ou outros benefícios (inclusive livros físicos).

Claro que o funcionamento da parceria varia muito de uma editora para outra e, aqui na Lettre, nós estamos sempre pensando em formas de fazer deste um momento realmente de troca e crescimento conjunto.

Mas hoje estamos aqui para revelar um segredo a vocês…

Que critérios utilizamos para escolher nossos parceiros?

Muitos produtores de conteúdo acreditam que o segredo para ser escolhido como parceiro de uma editora são os números: muitos seguidores, comentários…

Bom, esses números certamente ajudam e, realmente, muitas editoras se baseiam neles para escolher seus parceiros.

Mas aqui na Lettre não é bem assim!

Para quem não sabe, fazemos a seleção através de um formulário de inscrição. Desta forma, podemos escolher entre aqueles que realmente têm interesse em ser nossos parceiros.


E, sendo o formulário a nossa base, o primeiro critério que adotamos (este, aliás, é um critério de desclassificação, logo de cara) é o preenchimento correto das informações ali pedidas, principalmente número de telefone (com DDD) e email kindle.

Infelizmente, como ainda somos uma editora pequena, ter um email kindle e, claro, ler em ebook, é essencial para nós, pois nem sempre podemos enviar livros físicos para todos os nossos parceiros (adoraríamos fazer isso... Quem sabe um dia, né?).

Para nossa sorte, poucas pessoas preenchem o formulário de maneira errada, então logo passamos para o segundo critério: a resposta dada pela pessoa quando perguntamos qual o interesse na parceria.

E aqui vai mais um segredo: claro que daremos prioridade para aqueles que respondem sinceramente sobre querer conhecer novos autores nacionais ou então ajudar a editora a crescer.

Mas como podemos avaliar uma coisa dessas? Visitando o seu perfil, claro! É fácil perceber quando há um interesse genuíno pela literatura nacional ou não. Fora que, dando uma olhadinha em seu perfil, podemos perceber como você trata seus outros parceiros, sejam eles autores, editoras ou outros perfis como o seu.

E, fazendo essa visita, já aproveitamos para conferir o terceiro critério: a qualidade da sua escrita e das suas resenhas.

Não estamos falando aqui que só selecionamos pessoas que escrevem tudo impecavelmente, mas damos preferência a quem consegue escrever com clareza e coesão. Ah, e claro, também preferimos quem sabe a diferença entre resenha e sinopse!


Lembre-se: uma resenha não é um simples resumo ou apresentação da trama, é também o momento em que você dá a sua opinião e aponta os pontos altos e baixos da obra em questão.

Por fim, também optamos por dar preferência a quem avalia os livros na Amazon e no Skoob, pois isso ajuda demais na visibilidade dos mesmos. E se você faz suas divulgações em mais de uma plataforma, melhor ainda!

Claro que escolher dentre tantos perfis incríveis não é nada fácil. Mas a gente tenta, né?

E se houver empate nos critérios acima, o que fazemos?

Bom, somente neste caso nós olhamos os números. Mas o primeiro número que olhamos é o de comentários relevantes em seu post.


Para nós, é mais importante ver que você mantém um bom relacionamento com seus seguidores que verificar se você tem milhares deles.

Mas sim, em último caso mesmo, só quando não há mais possibilidade de escolhermos com os critérios acima, daremos uma olhadinha na quantidade de seguidores que você tem.

Agora nos conte uma coisa: você acha que deixamos de fora algum critério essencial?

Assine nossa newsletter 

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

QNM 19 Conjunto H, Lote 20
Ceilândia Sul - DF - CEP:72215-198

Telefone: (61) 9 8127-1602

(11) 9 9269-9597

E-mail SAC: editoralettre@gmail.com

 

© 2020 by Editora Lettre 

CNPJ: 34.892.350/0001-21