• Equipe Lettre

Como montar um Book Proposal

Atualizado: Jul 6


Olá, Família Lettre, vocês estão bem?


Postamos recentemente uma matéria sobre o que as Editoras esperam de você como autor. Depois disso, muitos pediram para que nós déssemos algum norte na construção de um Book Proposal (para quem não sabe o que é, basta ir na matéria mencionada, que entenderão um pouco mais). Então o post de hoje é para isso, para que vocês saibam o que aqueles que selecionam originais em uma Editora buscam em um documento como este. Claro que não existe um modelo único. O que estamos fazendo aqui é elencar e explicar características que consideramos básicas. A ordem delas também pode variar muito de um documento para outro. O que importa é que, por meio do seu book proposal você consiga convencer seu avaliador de que seu livro deve ser publicado.


Tema

Antes de mais nada é preciso entender sobre o que o seu livro fala: “qual é o assunto principal dele?”. Para isso, você já pode mencionar aqui o gênero da sua obra, apresentar algumas características dos personagens e da história e o que torna a sua obra única com relação ao que você quer levar para o seu público. Procure captar a atenção de seu avaliador com uma frase que chame a atenção, levando em conta as características acima ou outras que achar convenientes neste primeiro momento.


Ambiente

Aqui você deve descrever, brevemente, o ambiente no qual o livro se passa. Se são locais que existem de verdade, basta colocar os nomes pelos quais são conhecidos (ex.: nome da cidade, do Estado). Se, por outro lado, estivermos falando de lugares fictícios, vale a pena destacar isso e o porquê dessa escolha, a importância disso para a obra.


Gênero

Hora de deixar bem claro para seu avaliador qual é o gênero do seu livro (ex.: romance, fantasia, thriller, young adult…). Esse ponto não requer grandes explicações suas, mas é importante que você defina com atenção a sua obra. Já imaginou dizer que está enviando um livro de fantasia e a história, ser, na verdade, uma distopia? Isso te faria perder alguns pontos aos olhos de seu avaliador, não?


Público alvo

Você deve informar qual público espera atingir com sua obra e, de forma breve, descrever o que imagina que pode realmente cativar esse público. Lembre-se que o seu avaliador está procurando uma obra que tenha saída no mercado literário.


Objetivo da publicação

Este é um tópico não obrigatório, mas que pode te ajudar a se destacar, desde que você saiba argumentar bem. Por meio deste ponto, seu avaliador poderá entender melhor a sua postura como autor. Por que? Porque se você sabe os motivos pelos quais a sua obra deve ser publicada, isso demonstra que você tem conhecimento não só sobre o que escreveu, mas também sobre o seu público.

E um ponto que gostaríamos de ressaltar a essa altura: muitos autores sonham em se tornar best-sellers da noite para o dia, mas deixam a cargo da Editora transformar suas obras nos livros mais vendidos. Mas vocês sabiam que isso não é obrigação da Editora? E por motivos bem simples! Vamos começar com um exemplo: o autor Rapahel Montes. Antes de ser publicado por uma grande editora, ele publicou por uma editora pequena. Com esse primeiro material de divulgação, ele foi em escolas, eventos literários e redes sociais “vender o seu peixe”, oferecer o seu livro para todo mundo, convencer os leitores de que eles deveriam comprar suas obras. E é realmente isso que tem de acontecer. Nem o leitor nem as Editoras vão saber quem você é ou o que você escreve se você não trabalhar para isso. Esclarecido esse ponto, vamos continuar a montar seu Book Proposal.


Especificações

Neste ponto você deverá colocar os dados da sua obra. É uma coisa bem técnica mesmo, porém necessária. Quantidade de páginas, número de capítulos, número de caracteres com e sem espaço, enfim, tudo o que puder especificar quantitativamente sua obra, deve ser colocado.


Breve resumo

Aqui você deverá contar de forma sucinta, clara e objetiva, todo o seu livro, dando spoiler, contando os plot twists, os segredos, as aventuras e desventuras dos seus personagens, enfim tudinho mesmo, sem medo!


Sinopse

Bom, sem grandes segredos aqui, não? Hora de escrever a sinopse do seu livro, a forma como ele será apresentado ao público no momento da publicação. Mas, autores, cuidado com as sinopses! Capa e sinopse são dois fatores muito importantes, são elas que fisgam ou espantam seus leitores. Não construa uma sinopse gigante e cansativa, que não dê informação nenhum ao seu leitor, ou que traga uma descrição que foge daquilo que se passa na história.


Sobre o(a) autor(a)

Hora de falar sobre você, sobre a sua biografia. O ideal é que esse ponto também não seja muito grande, mas que passe as informações necessárias para o seu leitor te conhecer e se identificar contigo. Pense que o que você escrever aqui é o que irá na orelha do seu livro! Não esqueça de colocar, também, uma foto sua, pois isso, além de ajudar a construir um vínculo com o leitor, o ajudará a te identificar em uma multidão de rostos sem nome ou nomes sem rostos.


Redes sociais

Por último, mas nem por isso menos importante, suas redes sociais e as formas de entrar em contato com você. Mantenha esses dados sempre atualizados, pois não adianta submeter um livro para análise, se a editora não conseguirá entrar em contato com você depois.


Dica extra

Uma dica é: faça seu book proposal de forma a chamar atenção. Use elementos atrativos ao leitor, isso também faz com que o seu material ganhe pontos em relação aos demais. Crie algo em formato slide (e você pode usar o powerpoint para isso, ou sites como o Canva), porque você poderá organizar melhor as informações no espaço disponível, deixando-as mais claras e chamativas. Mas lembre-se de enviar o seu material em PDF, para evitar que todo o seu design fique desconfigurado e nada atrativo aos olhos do avaliador.


E aí, gostaram das dicas? Então não esquece de curtir o post e compartilhar com mais autores, para que eles também saibam como montar um book proposal.

0 visualização

Endereço

SHSN, Chácara 96,

conjunto "e", Lote 57

Brasília - Distrito Federal

Shop

Social

Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se no nosso newsletter 

© 2020 by Editora Lettre | CNPJ: 34.892.350/0001-21