• Equipe Lettre

Como sair de uma ressaca literária?


Olá, família Lettre, tudo bem?


Hoje gostaríamos de falar sobre um tema que assombra muitos leitores: a ressaca literária. O que é isso? Como ela se manifesta? E, principalmente, o que fazer para curá-la? Bem, vamos por partes!

“Ressaca”, por definição, é um mal-estar causado pelo consumo excessivo de algo, como bebidas alcoólicas ou drogas. Mas o consumo excessivo de livros pode nos causar a tal da ressaca literária.

Já aconteceu, por exemplo, de você olhar diversas capas de livros, ver várias sinopses e não sentir uma vontade real de ler nenhuma daquelas histórias? Ou então começar a ler um livro, não se interessar, começar outro, também não se interessar e, quando olha, tem uma pilha de livros iniciados pelos quais você não sentiu nenhuma grande atração? Pois é, esses são alguns dos sintomas mais evidentes de ressaca literária!

Ela pode acontecer após a leitura de um livro maravilhoso, que você não consegue superar; igualmente, um livro muito ruim pode nos deixar sem vontade de ler outra coisa. Mas a leitura excessiva é, provavelmente uma das maiores causas da ressaca literária. Ler livros e mais livros até que, de repente, só precisamos de uma pausa, um respiro.


Mas a pergunta que não quer calar: como se livrar de uma ressaca literária? Eis algumas dicas:

1- Em primeiro lugar, dê um tempo. Aceite que ficar dois ou três dias (ou mesmo uma semana, um mês) sem ler não te torna menos leitor. Esse período será essencial se você entrou nessa ressaca por ler em excesso, mas também vai te ajudar a superar um livro maravilhoso ou ruim demais. Às vezes precisamos nos afastar um pouco dos livros para poder apreciá-los adequadamente depois.

2- Tente recomeçar com um livro mais curto ou um livro que você ame. Livros mais curtos nos ajudam a ter a sensação de que conseguiremos chegar ao fim (e provavelmente realmente chegaremos), enquanto a escolha de um livro que amamos nos dá a segurança de que não vamos nos decepcionar.

3- Respeite o seu tempo: volte aos livros com calma. Não queira ler tudo de uma vez. Leia um pouco por dia, vá entrando devagar na história, até que ela te envolva completamente.

4- Procure a opinião de outros leitores. Se está em dúvida se vale a pena ou não enfrentar uma história, pesquise sobre ela, tente descobrir o que te faria ou não ir adiante na leitura. Claro que gosto não se discute e o que funcionou para algumas pessoas pode não funcionar para você, mas saber o que haverá pela frente (sem spoilers, claro) pode te dar mais vontade de seguir adiante.

5- Escreva. Essa dica te parece estranha? Mas ela é a nossa dica de ouro! Uma das melhores coisas para sair de uma ressaca literária é escrever. Você pode escrever sobre o último livro que leu (e que provavelmente te fez entrar nessa) ou escrever sobre o que tem sentido. Não importa: escreva! Libere os sentimentos que estão aprisionados em você, para que novos possam entrar.


E aí, família, gostaram das nossas dicas? O que mais vocês acrescentariam aqui? Não deixem de comentar! E se conhecerem alguém que está passando por isso, compartilhem o nosso post!

0 visualização

Endereço

SHSN, Chácara 96,

conjunto "e", Lote 57

Brasília - Distrito Federal

Shop

Social

Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se no nosso newsletter 

© 2020 by Editora Lettre | CNPJ: 34.892.350/0001-21