• Equipe Lettre

Desafio literário 2021 — Editora Lettre


O blog da Lettre está de volta e gostaríamos de começar esse ano de 2021 de maneira diferente… Acho que pelo título você já imaginou o que estamos aprontando, não é mesmo?

Como já explicamos váaaarias vezes, um dos objetivos da Lettre é incentivar a literatura, seja oferecendo uma casa editorial acessível e de confiança para os escritores, seja colaborando para formar novos leitores ou ainda incentivando aqueles que já têm esse hábito.

Em 2020, uma das coisas que fizemos para não nos esquecermos de nosso propósito foi lançar, dentre tantas obras lindas (modéstia à parte, claro), uma antologia 100% gratuita, que você pode baixar aqui.

Logo, logo nós traremos outra antologia deste tipo, mas, enquanto ela não chega, decidimos propor um desafio literário para este ano de 2021!

Não é nada muito rígido e ninguém sairá perdendo. Aliás, você só tem a ganhar.


É bem simples: iremos propor aqui doze categorias e, a cada mês do ano, você deve tentar ler um livro que se enquadre na categoria proposta. Mas nós também vamos trazer algumas indicações de leituras a cada mês, não se preocupe!


E se você embarcar conosco nessa e nos contar a sua experiência, podemos abrir um espaço aqui neste blog para você, o que acha?


Vamos ao que interessa?

Desafio literário da Editora Lettre — 2021

Janeiro: um conto ou uma antologia

Como janeiro é o primeiro mês do ano, nada melhor que começar com algo mais suave, certo? Contos são uma ótima pedida, porque são curtos e rápidos. Mas não se engane: eles podem ser bem pesados, reflexivos… Fica à sua escolha! Tem muito conto disponível por aí e o melhor: muito conto bom!

Antologias também são excelentes formas de se ingressar no universo literário. Você poderá ter contato com narrativas breves e, muitas vezes, de autores diversos. Por vezes, você pode encontrar até mesmo gêneros diversos em uma mesma antologia, e isso é ótimo, porque assim você passa a ter ideia do que mais gosta.


Para te ajudar na escolha, deixaremos aqui embaixo as nossas dicas para este primeiro desafio. As demais indicações, traremos mês a mês, tudo bem? Então não esqueça de nos acompanhar por aqui e nas nossas redes sociais!


Contos


Antologias

Fevereiro: uma história que se passe em uma data comemorativa

Conhecido como mês do carnaval, para fevereiro decidimos propor uma leitura que seja temática. Mas vale qualquer comemoração: histórias que se passem no carnaval, na páscoa, no natal, ano ano, halloween…

Março: um livro escrito por uma mulher

Não é segredo para ninguém que no dia 8 de março celebra-se o dia internacional da mulher, certo? Então, nada mais justo que deixar este mês para a leitura de uma obra escrita por uma mulher!

Abril: um livro nacional

Provavelmente todas as nossas indicações por aqui serão de livros nacionais, mas se você optar por não seguir nenhuma delas, queremos garantir que, em 2021, você lerá ao menos um livro escrito por um autor brasileiro. E mais: esperamos que você descubra que tem muito autor incrível nesse país e muita coisa boa sendo produzida aqui!

Maio: um livro com uma protagonista forte

Em maio, aqui no Brasil, celebra-se o dia das mães e, por isso, escolhemos dedicar este mês a um livro com uma protagonista forte, ou seja, uma protagonista feminina que represente verdadeiramente as mulheres, mostrando que tem o controle da própria vida e das próprias escolhas.

Junho: um livro de romance

Junho marca o início do inverno e, por isso, sugerimos a leitura de um romance. Pode ser um que deixe seu coração quentinho ou mesmo um romance hot, o que importa é não passar frio!

Julho: um livro de poesia

Ainda pensando no inverno, em dias solitários e em férias, sugerimos para julho a leitura de julho um livro de poesia, para aquecer não apenas o coração, mas também a alma.


Agosto: o primeiro livro de uma duologia/trilogia/série

Dizem que agosto é o mês mais longo do ano, então achamos digno dedicar este mês à leitura do primeiro (e quem sabe segundo) volume de uma duologia/trilogia/série.

Setembro: um livro com um nome diferentão

Em setembro a Lettre faz aniversário e queremos comemorar nos divertindo. Que tal procurarmos livros com títulos bem diferentes? Aqui vai valer de tudo um pouco. Tem espaço para todos os gêneros, estilos, tamanhos. A única regra é ter um nome que tenha despertado a sua curiosidade.

Outubro: um livro de thriller/suspense

No famoso mês das bruxas, te desafiamos a ler um thriller ou um suspense. Mas nada que tire o seu sono, combinado?

Novembro: um livro lançado em 2021

quase chegando ao final do ano, por que não abrir espaço para um livro lançado em 2021? Até novembro, com certeza muita coisa boa terá aparecido (inclusive por aqui).

Dezembro: um livro para ler em um dia

A gente sabe que dezembro é uma loucura e, por isso, lançamos um desafio bem simples e rápido: um livro para ler em um dia. Aquele livro que você pode ler em poucas horas e saborear uma história incrível. Sim, isso existe!


Esperamos que você tenha gostado do nosso desafio!


E para deixar tudo ainda melhor, vamos deixar aqui alguns templates para você usar e acompanhar sua evolução ao longo dos meses. Aproveite!




Assine nossa newsletter 

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

QNM 19 Conjunto H, Lote 20
Ceilândia Sul - DF - CEP:72215-198

Telefone: (61) 9 8127-1602

(11) 9 9269-9597

E-mail SAC: editoralettre@gmail.com

 

© 2020 by Editora Lettre 

CNPJ: 34.892.350/0001-21