• Equipe Lettre

Dicas de Escrita - Parte 01

Atualizado: Jul 6


Olá, Família Lettre, tudo bem?

Sabemos que muitos de vocês têm dúvidas sobre como escrever um livro, ou como iniciar um, e, para ajudá-los, selecionamos alguns passos que auxiliarão nesse salto em direção ao tão almejado livro.

Lembrando que o que vamos falar aqui são dicas pessoais, que ajudaram alguns autores e que podem, ou não, funcionar com outros. Claro que você não precisa seguir esse roteiro passa a passo, e se você tem uma maneira diferente ou mais fácil que funciona para você, não deixe de nos contar aqui nos comentários e continue investindo nela.

Ah, e essa matéria pode ter mais de um post relacionado a ela, então se quiser saber mais do que vamos separar para vocês, não deixe de acompanhar o nosso blog. Então bora lá?!

A primeira dica que temos é: escolha um tema/gênero para trabalhar o seu livro. Pode parecer meio óbvio para quem já tem o gênero planejado desde de o início, mas não é. Acredite! Muitos de vocês, por serem leitores natos e lerem de tudo, acreditam ter afinidade para escrever sobre todos os temas, mas nem sempre é assim. Você certamente têm um gênero de leitura predominante e esse pode ser o tema que irá te ajudar a iniciar o seu livro. Por você estar mais ambientado com esse tipo de leitura, seu cérebro entende e flui melhor nessa área. Mas, claro, que isso não quer dizer que você não domine outras áreas ou que não possa se arriscar nelas.

Segunda dica: faça uma pesquisa sobre o que você quer retratar na sua história, pois é essa pesquisa que te dará fundo para trabalhar a afinidade do leitor com o que você apresentará a ele. Um exemplo do que queremos dizer seria um livro de romance que se passa na guerra. Você precisa pesquisar as patentes dos soldados, os tipos de armas, uniformes, onde a guerra vai se passar, os motivos que estão causando essa guerra, se são reais ou fictícios. Todas essas informações dão profundidade à sua história e fazem com que seu leitor não só acredite no que você está contando para eles, mas faz com que ele se ligue aos personagens, se importando com eles e isso é de extrema valia para que uma história seja bem construída.

A terceira dica de hoje é: estruture sua história em um “esqueleto”. Sim isso mesmo, sabemos que o nome não é muito bonitinho, mas a ideia é muito útil. Muitos de vocês têm dificuldades em conduzir a história ou até mesmo de saber qual será o final da mesma. Mas se tem uma coisa que ajuda é você colocar tudo em um papel. O que me leva à dica 3.1 desse post, que é: compre um caderno que seja destinado única e exclusivamente para a escrita do seu livro. Depois, estruture nesse caderno uma média de quantos capítulos terá sua obra e o que você quer que aconteça em cada capítulo. O fato de você colocar as ideias no papel, ajuda seu cérebro a trabalhar a criatividade e, assim, você pode ter insights dos acontecimentos novos que nem mesmo você imaginava que poderiam acontecer.

Quarta e última dica do post de hoje: tenha um ou mais leitores betas. Nós sabemos que muitos de vocês veem suas obras como filhos e que têm medo de que algo aconteça com elas, mas, acredite, um leitor beta é muito importante para você ter uma noção de como está sendo sua escrita, sua narrativa e se tudo está sendo "amarradinho" na construção do livro. Procure alguém de confiança e vá mostrando seu processo, assim o leitor pode te dar uma ideia ou pode te lembrar de algo que ficou sem resposta, tudo isso enquanto você está no seu processo de escrita, e isso ajuda não só a corrigir o que já foi escrito, como a ter novas ideias para os próximos capítulos.

Sabemos que tem pessoas que gostam do processo de escrita de uma forma mais reclusa e introspectiva e isso não te torna errado nem diferente. É o seu método e tudo bem que ele seja assim. Acima de tudo, você tem que respeitar o seu processo e modo de escrita, se não pode acabar se sentindo pressionado e frustrado por não corresponder às expectativas que pensa estar sendo cobradas de você.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado de alguma forma e se você gostou não esquece de dar aquela curtida no final do post e compartilhar com um(a) amigo(a) escritor(a)... Logo logo teremos mais posts sobre escrita, então não percam. Beijos e até a próxima!

0 visualização

Endereço

SHSN, Chácara 96,

conjunto "e", Lote 57

Brasília - Distrito Federal

Shop

Social

Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se no nosso newsletter 

© 2020 by Editora Lettre | CNPJ: 34.892.350/0001-21