• Equipe Lettre

Eu preciso vender o meu livro?

Atualizado: Out 10


Olá, família Lettre! Hoje resolvemos trazer um post um pouco polêmico para escritores, como vocês já devem ter notado pelo título.


Sabemos que a internet nos oferece uma gama imensa de conteúdos, principalmente voltados para o lazer. Isso significa que muitos autores conhecem de perto a dificuldade que é se destacar nesse mar.


O sofrimento parece ser ainda maior para os autores independentes, que estão ali sozinhos, tendo de fazer absolutamente tudo por sua obra. Mas se enganam aqueles que acham que quando o livro é publicado por uma editora, estão livres desse trabalho.


Ter a sua obra publicada por uma editora, seja ela grande ou pequena, te dá uma espécie de “selo de garantia”. Muitos leitores, ainda hoje, têm um certo pé atrás com livros publicados de forma independente, mas já pensam em dar uma chance àquele livro desconhecido, porém publicado por uma editora.


Ainda assim, não há ninguém no mundo que poderá falar melhor de seu livro que você mesmo. E é por isso que, mesmo com o livro publicado por uma editora, será essencial que você, autor, fale sobre ele, procure leitores interessados nele.


Além disso, pensem aqui conosco: uma editora não tem apenas o seu livro para vender! O marketing e a atenção dela estão divididos entre você e tantos outros autores da casa. Então, mesmo que ela desempenhe muito bem essa função, ainda não é o suficiente.


Mas, se é assim, qual a vantagem de publicar com uma editora? Bem, ao longo do texto, já apontamos duas pequenas vantagens: você não estará totalmente sozinho(a) nessa empreitada e, além disso, seu livro irá ganhar uma espécie de “selo de qualidade”.


Podemos, contudo, te apresentar mais algumas vantagens. Ou, melhor ainda, podemos até te dar algumas dicas do que fazer para ajudar nas vendas de seu próprio livro (e, vejam bem, essa é já uma das vantagens: você, como autor, ao publicar com uma Editora — ou ao menos pensando em como trabalhamos na Lettre — contará com uma equipe de braços abertos para te ajudar e te dar dicas).


Obviamente, o primeiro passo para vender seus livros é falar sobre eles. Faça posts em suas redes sociais, apresente a obra, traga a sinopse, conte com foi escrever e a sensação de poder lançar o seu livro.


Busque leitores, mas sem ser chato! Isto é, procure perfis de pessoas que se interessam por livros — e mais ainda, que gostem do gênero que você está publicando — e comece a interagir com eles. Comente em suas postagens e vá se aproximando aos poucos, até sentir que você tem liberdade para falar da sua obra para aquela pessoa.


Instigue o leitor a querer saber mais sobre você e sobre seus escritos! Ofereça amostras grátis de seus textos, seja em forma de publicações em redes sociais, seja enviando (desde que a pessoa realmente queira) um pequeno texto, por inbox, email ou algum canal do tipo.


Também é importante criar um elo com aqueles que já leram o seu livro, para que eles sintam vontade de continuar te apoiando e lendo suas próximas obras. Agradeça as publicações sobre o livro, comente nelas, divulgue-as. Se tiver a oportunidade, mande mimos para esses leitores, como marcadores de páginas, por exemplo.


Essa são, de maneira bem superficial e genérica, algumas das dicas que podemos dar. Há, ainda, tantas outras opções como propor leituras coletivas, sorteios, brincadeiras, dar entrevistas, fechar parcerias….


Agora, autor, é com você! Nos conte aqui: que estratégias você usa para divulgar as suas obras?

Assine nossa newsletter 

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

QNM 19 Conjunto H, Lote 20
Ceilândia Sul - DF - CEP:72215-198

Telefone: (61) 9 8127-1602

(11) 9 9269-9597

E-mail SAC: lettresac@gmail.com

 

© 2020 by Editora Lettre 

CNPJ: 34.892.350/0001-21