• Equipe Lettre

Quais são os gêneros literários mais vendidos?


A equipe Lettre adora acompanhar o conteúdo produzido pelos leitores que possuem alguma rede social para falar sobre livros. E uma pergunta que costumamos ver entre vocês é “qual é o seu gênero literário preferido?”.

Pensando nisso, hoje resolvemos comentar um pouquinho sobre os gêneros literários que mais vendem no Brasil e também os gêneros que publicamos aqui na Editora Lettre. Quem vem conosco?

Livros mais vendidos no Brasil


Nos últimos anos, se analisarmos a lista dos livros mais vendidos (sim, aquelas publicadas pelos mais diversos jornais e revistas), notaremos que títulos que falam sobre finanças pessoais e empreendedorismo estão sempre nas primeiras posições do ranking de livros mais vendidos no Brasil. Esses são os considerados livros de não ficção e, em alguns casos, autoajuda e realmente têm chamado a atenção de muitas pessoas, inclusive aquelas que não tinham o hábito de ler, mas passaram a fazê-lo para buscar novos conhecimentos.

Dentre os livros desta categoria temos, ainda, os religiosos, muito vendidos porque o público cristão e evangélico é bem grande por aqui. Além disso, felizmente, também tem crescido a busca por assuntos como feminismo e racismo. Esperamos que isso seja um bom sinal!

A literatura de ficção, contudo, não fica muito atrás. Mas ela abrange uma enorme quantidade de tipos diversos de livros, como romances, thrillers, fantasias… Tudo aquilo que a gente ama, fala sério, né? Também é nessa categoria que aparecem a maior parte dos livros estrangeiros mais vendidos em nosso país. Sim, ainda lemos mais ficção estrangeira que brasileira. Algo a se pensar, não?

Dentre os livros de ficção, podemos dizer que as distopias e os romances — seja os contemporâneos, os de época ou os hot — têm tido bastante destaque, mas a leitura de thrillers também tem crescido e as fantasias costumam ter um lugar cativo no coração dos jovens leitores.

Por fim, um gênero que não poderia ficar de fora dessa lista é o de quadrinhos e/ou mangás. Muitos leitores brasileiros, inclusive, embarcaram no universo da literatura através deste tipo de leitura, que continua se expandindo por aqui.


E a Lettre, o que publica?


Basta uma rápida olhada em nosso catálogo e você verá a predominância de livros de ficção (todos nacionais, claro!).

Atualmente, temos 10 livros físicos disponíveis, sendo dois de fantasia, três romances (um hot, um romance contemporâneo com pitadas de fantasia e uma antologia com contos românticos de todos os tipos), uma ficção científica, duas obras de poesia e dois thrillers. Além disso, ainda temos duas antologias gratuitas, também de ficção, sendo uma delas totalmente de fantasia.

Nós já recebemos alguns originais de não-ficção, mais voltados para a autoajuda, mas consideramos este tipo de conteúdo um pouco mais delicado, pois muitos escritores acreditam que são os detentores da verdade, quando, na realidade, precisamos ir com calma. Isso não significa que publicamos somente ficção, mas que precisamos avaliar (e avaliamos) cada obra recebida, para analisar se ela está adequada ao público que, com muito orgulho, estamos conquistando.

E agora, a pergunta que não quer calar: qual (ou quais) gênero(s) literário(s) você mais lê?

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo