• Equipe Lettre

O que fazemos com os originais que recebemos?

Atualizado: Out 10


Olá, família Lettre!


Se tem uma coisa que conhecemos bem é o medo que as autoras e os autores têm de enviar seu original para uma Editora. Será que eles receberam meu original? E se a equipe odiar? E se nem olharem? Aliás, é seguro enviar meu original para as Editoras?


Bem, não podemos responder por todas elas, mas neste post vamos te contar como é que funciona o recebimento de originais na Lettre e o que fazemos com cada um deles. Esperamos que vocês possam, com isso, se sentir mais tranquilos com relação ao nosso trabalho.


A primeira parte de todo esse processo é, claro, o recebimento de um contato do autor interessado. Alguns têm medo de enviar o original logo de cara e apenas escrevem um email perguntando se podem nos mandar o arquivo, se estamos recebendo originais. Também há pessoas que, primeiro, entram em contato conosco através de algumas de nossas redes sociais. Não há problema algum em fazer isso, entendemos que toda precaução é necessária e buscamos sempre responder os emails e as redes sociais com a maior agilidade possível.


Quando recebemos um original, também respondemos, assim que possível, o email, informando o recebimento do mesmo e que leremos e enviaremos um feedback. Isso mesmo, pessoal: todos os originais recebidos pela Lettre são lidos e avaliados e os autores recebem um feedback personalizado, independentemente da publicação ser ou não realizada conosco. E sim, tudo isso sem compromisso e sem custos para o autor.


Até o momento, os originais recebidos são lidos pela editora chefe da Lettre. Apenas quando há muitos originais à espera ou quando outro membro da equipe tem mais facilidade com o gênero em questão, a obra é repassada para este membro. Em hipótese alguma compartilhamos qualquer coisa com terceiros.


A leitura é feita de maneira integral, para que possamos ter uma visão completa da obra e, consequentemente, uma avaliação mais embasada. Se a obra for considerada adequada para o catálogo da Editora Lettre, essa avaliação já vai acompanhada pelo orçamento da publicação e cabe ao autor aceitá-lo ou não.


Por outro lado, se a obra não for considerada adequada para o catálogo da Lettre, enviamos apenas o feedback, com os motivos pelos quais não temos condições de publicar a obra. Quando possível, indicamos Editoras cujo trabalho conhecemos e que possam ser mais adequadas àquele perfil.


Os pontos levados em consideração são a qualidade da escrita, a originalidade e a criatividade e a fluidez da leitura. Esses itens são avaliados separadamente, recebendo, cada um, uma nota. Também fazemos um comentário geral, unindo esses pontos e outros que tenham chamado a nossa atenção.


Se em algum momento você já entrou em contato com a Lettre e não recebeu retorno algum, é provável que a sua mensagem não tenha chegado até nós, então pedimos que envie novamente.


E então, gostaram de saber qual é o tratamento que damos aos originais recebidos? Não deixe de compartilhar esse post com aquele(a) escritor(a) que você conhece e que está terminando de escrever um livro, mas que não sabe muito bem para quem enviar!

Assine nossa newsletter 

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

QNM 19 Conjunto H, Lote 20
Ceilândia Sul - DF - CEP:72215-198

Telefone: (61) 9 8127-1602

(11) 9 9269-9597

E-mail SAC: lettresac@gmail.com

 

© 2020 by Editora Lettre 

CNPJ: 34.892.350/0001-21