• Equipe Lettre

Como se dá a organização de uma Editora?

Atualizado: Out 10


Olá, Família Lettre, tudo bem com vocês?


Sabemos que muitos se fazem a pergunta do título desse post e a resposta mais assertiva seria: depende!


Cada Editora tem um método e um sistema, mas seja como for, cada etapa é dependente uma da outra para que o desempenho seja produtivo e pontual.


Pensemos em uma Editora como as engrenagens de um relógio: se todas as peças estiverem alinhadas e executarem suas funções no tempo determinado, o mesmo irá marcar a hora corretamente e sem atrasos, mas se uma dessas peças se desalinhar ou não estiver funcionando no ritmo e no prazo, todas as outras peças irão falhar, e, consequentemente, o horário irá atrasar. Por isso, nós, da Editora Lettre, somos bem rigorosos quanto aos prazos e cumprimentos deles.


Para isso, o primeiro passo que damos é a organização de uma agenda. Muitos de vocês podem pensar que é óbvio ter uma agenda, mas acreditem, não é! Nem todos os profissionais desse segmento fazem (e depois seguem) uma agenda.


Nossa agenda é dividida em duas etapas: a primeira é a organização por obra, em que detalhamos cada passo pelo qual a mesma deverá passa e fixamos as datas de início e término de cada processo. A segunda é a organização mensal, em que se observa quais são os compromissos diários da Editora durante determinado mês.


Como esses prazos podem sofrer algum tipo de alteração, buscamos, de tempos em tempos, revisar agenda, além, claro, de prezarmos para que tudo seja seguido à risca, a fim de evitar atrasos ou problemas na entrega do serviço prestado e dos produtos.


Após ser montada a agenda, a equipe discute os prazos fixados, para ver se todos estão de acordo, e se conseguirão entregar suas partes em tempo hábil e sem sobrecargas em nenhuma das etapas.


Depois de acordar as datas, damos início aos passos editoriais propriamente ditos. Na Lettre nos estruturamos da seguinte maneira:


Etapa 1: Avaliação dos originais - Quando recebemos um original, lemos com atenção toda a obra para em seguida enviar um feedback detalhado ao autor, além do orçamento. Se autor estiver de acordo com nossa proposta, montamos a tal agenda da obra e a encaminhamos ao mesmo, para que este tome ciência dos prazos de cada etapa.


Etapa 2: Revisão - Depois que o direito de publicação é cedido para a Editora, nós enviamos o original para a revisão. A Editora Lettre conta com três revisoras em sua equipe e o livro passa por cada uma delas durante um período de tempo, para que sejam minimizados os erros. Durante as revisões 1 e 2 o autor recebe seu original de volta para que aceite ou não as sugestões feitas pelas revisoras.


Etapa 3: Copidesque (não obrigatório) - Caso o livro necessite de alterações em sua estrutura, ele também passa por um copidesque durante a primeira revisão. Neste caso, mas do que correções, são enviadas sugestões para que o autor analise-as e faça as modificações necessárias. Nessa etapa também é feita uma análise de público, tema, informações transmitidas pelo autor ao leitor, entre outras características necessárias para viabilizar que a obra cumpra o papel que se espera dela.


Etapa 4: Diagramação e Registros - Quando o livro está totalmente revisado, é enviado para a parte de diagramação e registro. A diagramação dos livros é feitas e pensada de duas formas:


Estética do livro;

Custo beneficio do produto final.


Ou seja, buscamos aliar algo que fique bom aos olhos do leitor e que não pese no bolso do autor.


Com relação aos registros, nossos livros, além de contar com o ISBN de prefixo editorial da Lettre, contam com a classificação indicativa, que é muito importante para que o leitor tenha total ciência do que está consumindo.


Etapa 5: Últimos ajustes - Depois da última revisão da diagramação, a obra ainda passa por uma última leitura, com o intuito de corrigir os erros que passaram desapercebidos nas primeiras três revisões ou que tenham sido gerados durante a diagramação.


Etapa 6: Assim que o autor entra para a família de autores da Lettre, preenche um formulário em que são pedidas informações essenciais para a construção da capa de sua obra. Depois de preencher esse formulário, o autor nos reenvia e nós o encaminhamos para a capista, para que quado for feita a construção da capa ela saiba exatamente por onde começar e qual é a ideia do autor. Concluídas as etapas de 1 a 5, colocamos o autor e a capista, assim os dois podem alinhas as ideias, e ao final o autor pode receber a capa que sempre sonhou para sua obra. Os formulários dos originais de fantasia ou livros infantis/e ou aqueles em que o auto deseja uma ilustração específica, são enviados ao ilustrador, que fará ilustrações totalmente personalizadas para aquela obra, de acordo com a imaginação do seu criador.


Etapa 7: Finalização - Ao concluir todas essas etapas, o livro é unificado e analisamos o resultado final. Estando tudo de acordo, enviamos para a gráfica para que sejam feitas as impressões do mesmo.


Lembrando que para que uma etapa seja concluída, a anterior tem que ser entregue dentro do prazo, e isso inclui os prazos que autor deve cumprir (de aceitar as sugestões e as correções, por exemplo). Na agenda da obra, esquematizamos os prazos e as datas de início de divulgação, envio dos livros aos parceiros, início de venda e pré-venda, entre outros prazos primordiais que devem ser seguidos para não haver erros. Mas sabemos que podem haver fatos extrínsecos, e, nesses casos excepcionais, todas as informações são repassados aos interessados assim que possível.


E aí gostaram de saber como nós trabalhamos? Então compartilha com o pessoal para que mais pessoas conheçam a equipe e o nosso trabalho.


Beijos de luz e até o próximo post!

Equipe Lettre.

Assine nossa newsletter 

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

QNM 19 Conjunto H, Lote 20
Ceilândia Sul - DF - CEP:72215-198

Telefone: (61) 9 8127-1602

(11) 9 9269-9597

E-mail SAC: lettresac@gmail.com

 

© 2020 by Editora Lettre 

CNPJ: 34.892.350/0001-21