• Equipe Lettre

Por onde devo começar a escrever?

Atualizado: Jul 6


Olá, Família Lettre, vocês estão bem?


Acreditamos que uma dúvida crescente entre os novos autores é sobre "o quê" escrever. Não existe um roteiro que seja a grande chave desse mistério, mas neste post daremos algumas dicas para te ajudar a tomar uma decisão.


O número de gêneros e possibilidades, sabemos, é enorme, o que pode dificultar sua escolha, principalmente se você decidir pesquisar isso antes de escrevê-la. O ideal, portanto, é que você escreva seu livro e somente depois faça a pesquisa, pois um detalhe ou outro pode mudar toda a classificação.


Outra dica de extrema importância: antes de se imaginar como escritor, você precisa se ver como um leitor, como alguém que se alimenta de cultura. O que você consome ou gostaria de consumir?

Vamos aos exemplos, para deixar esse ponto bem claro: a autora (fictícia) Alicia Blanco gosta de assistir seriados fantásticos, ama filmes românticos, e lê muito livros de fantasia. Com isso, percebemos que o ponto forte de Alicia é a fantasia — sendo este o tema com o qual ela tem mais familiaridade — seguido de romance. Se Alicia nos perguntasse "o que eu devo escrever?", baseados nesses gostos, sugeriríamos que ela escrevesse uma obra de fantasia com romance. No entanto, mais recentemente, essa mesma autora, Alicia, vem demostrando interesse por outras linhas de escrita. Ela viu um edital para uma antologia de contos sobre serial killers (será que estamos puxando a sardinha para o nosso lado?) e resolveu se arriscar. Isso nos leva a mais uma dica!


Se você quer sair da sua zona de conforto, se arriscar por novas vertentes, pesquise! Leia muito sobre o tema, leia obras desse gênero, converse sobre ele. Lembre-se sempre: escrever não é somente sentar-se na frente de um computador e escrever. Escrever também é estudar! Você tem que pesquisar a fundo sobre o que quer falar.


Vamos de mais um exemplo? Voltemos ao livro de fantasia: a autora Alicia descobriu que gosta muito de anjos. Assim sendo, seu primeiro passo deve ser pesquisar sobre o tema. Como e onde surgiu a ideia e o conceito de anjo? Existe algum tipo de classificação hierárquica entre eles? Como é ou será o mundo onde eles vivem? Existe alguma regra ou lei entre eles? Enfim, mergulhe no mundo sobre o qual você quer escrever, para poder fazer isso com propriedade.


Mas e o meu lado artístico, minha liberdade de expressão, não contam? Claro que contam! É você quem vai preencher todas as lacunas que suas pesquisas não conseguirem responder. Você dará um pano de fundo, criará intrigas, poderes, e até mesmo novas ideias em cima do que pesquisou. Mas uma coisa é fato: você tem que ter propriedade sobre o que escreve, tem que entender do assunto, caso contrário sua história pode acabar com furos que não convencerão o leitor.


"Nossa, desisto da fantasia, quero escrever romance, é mais fácil". Engana-se quem pensa que romance é mais fácil e vamos te dar três motivos para acreditar nisso:

1º: Em um romance você precisa construir uma relação gradativa e sólida entre os personagens. Os leitores não gostam de relacionamentos que surgem do vento e, logo em seguida, os personagens já estão jurando amor eterno.

2º: O enredo e o tema. Você tem que ter um motivo para aquela história existir, tem que dar um porquê de os personagens se apaixonarem, onde isso acontece, o que eles terão que enfrentar juntos. E esses pontos têm de estar bem ligados uns aos outros.

3º: A carga emocional. Você precisa, mais um vez, de motivos sólidos, concretos e possíveis para conseguir convencer o leitor de que aquela história é palpável e que, de alguma forma, a leitura dela mexerá com quem a lê.


Então, para resumir: o grande "xis" da questão é conseguir definir um tema. E que ele seja, de preferência, algo que você tenha propriedade e afinidade para escrever. Depois disso, é preciso estudar e pesquisar e explorar todas as possibilidades, para que você construa uma história que desperte o famoso “quentinho no coração”, isto é, uma identificação do leitor de que aquela obra é umas das melhores daquele gênero e que valeu a pena ter lido.


Gostaram das dicas de hoje? Então compartilhem com seus amigos e não deixem de conferir os novos posts toda segunda-feira.

Beijos e até a próxima!

0 visualização

Endereço

SHSN, Chácara 96,

conjunto "e", Lote 57

Brasília - Distrito Federal

Shop

Social

Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se no nosso newsletter 

© 2020 by Editora Lettre | CNPJ: 34.892.350/0001-21